Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

por Mariana Sofia

23
Nov17

A Rapariga que Roubava Livros

 "Há diferentes histórias que permito me destraiam enquanto trabalho, tal como acontece com as cores. Recolho-as nos sítios mais improváveis e miseráveis e certifico-me de que as recordo durante o meu serviço."

rapariga_roubava_livros.jpg

Só vi um filme que tenha sido uma adaptação de um livro. E não gostei. Sim, estou a falar da "Rapariga no Comboio". Entretanto vi outro, muito depois de ter lido o livro, cerca de 2 anos. Estou a falar d' "A Rapariga que roubava livros". E foi diferente, mas… Há quase sempre um mas. 

 

É uma história absorvente, que nos conta o Holocausto de uma perspetiva diferente. É a morte quem narra a história. E narra-a de uma forma única e arrepiante, numa leitura que os prende de tal forma que julgamos mpossíve. A morte é quem vai recolhendo as almas dos que não foram suficientemente fortes para aguentar com tudo. Trabalha para os maiores cretinos do mundo, mas não deixa de ser o seu trabalho, refere.

 

A rapariga que roubava livros sobrevive no meio da guerra, numa família que não é a sua, mas que acaba por se tornar a única coisa que tem. E, é na leitura que encontra o escape à dura realidade que a cerca, e a salvação dos demais. As condições precárias em que estas pessoas viviam é uma realidade bem distante da nossa, felizmente. Mas faz parte da história da humanidade, ou inumanidade. Uma história com tanto por contar e por descobrir. Mas que se torna cada vez mais arrepiante a cada página que passa.

 

O livro é infinitas vezes melhor do que o filme. E acho que vai ser sempre assim. Não é possível converter todos os pormenores descritos em 500 ou mais páginas para um filme de 80 minutos. E mesmo que fosse possível, não seria a mesma coisa. Porque o folhear de cada página é uma sensação indescritível. Porque ler oferece-nos o prazer inigualável de imaginar a história. 

 

------------

E a propósito do evento do ano? Sim, estou a falar do Jantar de Natal dos Blogs! Vê tudo aqui e rápido <3

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagramfacebook e bloglovin'.

11 comentários

Comentar post

Descobre mais aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

On Instagram

On Bloglovin

Follow

Bloggers Squad Portugal

Parcerias