Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

por Mariana Sofia

09
Nov17

Embrulhos com doce de ovo e amêndoa

Mariana Sofia

Já entrámos em contagem decrescente para o Natal, mas ainda não montámos a árvore. Dizem que ainda é cedo. Eu cá não acho, mas pronto. E, como tenho que me entreter, vou para a cozinha experimentar coisas novas, com a minha querida mãe, que está sempre a dar os seus sábios conselhos. A cozinha já cheira a doces natalícios que se misturam com o frio que está lá fora. E sente-se a azáfama em família.  E são estes pequenos momentos que me enchem o coração. Por isso é que gosto tanto do Natal. 

 

Embrulhos com doce de ovo e amêndoa

(16 embrulhos)

Embrulhos_doceovo.JPG 

Precisam disto:

1 embalagem de massa filo

6 gemas + 1 ovo 

250 g de açúcar

125 ml de água

1 pau de canela

1 casca de limão

25g de amêndoa ralada sem pele

margarina derretida

açúcar em pó

 

Vamos a isso:

Começa por fazer uma calda com o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão, levando ao lume sem mexer. Espera até ferver. Quando a calda passar do borbulhar para o ferver em cachão (bolhas grandes) conta 5 minutos e retira do lume. Retira o pau de canela e a casca de limão. Reserva e deixa arrefecer ligeiramente.

Entretanto, separa as gemas das claras colocando-as com o ovo inteiro numa taça de metal, desfazendo ligeiramente com uma vara de arames. Deita os ovos em fio na calda, mexendo sempre energicamente. Leva novamente a lume brando até engrossar. Depois de arrefecer vai engrossar mais um pouco. 

Numa frigideira anti-aderente leva a amêndoa a tostar. Junta ao recheio de ovos. Reserva novamente e deixa arrefecer. 

Pré-aquece o forno a 180º. Retira a massa filo do frigorífico, separa uma folha e, com a ajuda de um pincel, espalha a margarina. Coloca outra folha por cima e corta a massa em retângulos ou quadrados. Coloca uma colher de sopa cheia do recheio e espalha para os lados no sentido do comprimento. Dobra a massa por cima, sem apertar, puxando as pontas para cima (tipo Pastéis de Tentugal)

* Coloca num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva a cozer, cerca de 20 minutos ou até a massa estar  tostada. Retira do forno e polvilha com açúcar em pó.

Embrulhos_doce ovo.JPG

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagram, facebook e bloglovin' .  

4 comentários

Comentar post

Descobre mais aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

On Instagram

On Bloglovin

Follow

Bloggers Squad Portugal

Parcerias