Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

por Mariana Sofia

por Mariana Sofia

de costas pr'ó mar

21
Abr17

O valor da especulação

MariSofia

Não gosto de falar de coisas só por falar. Não gosto de especular e criticar os outros sem conhecimento de causa. Não gosto de falar da vida dos outros quando não a conheço. Não gosto quando acontece comigo. Não faço com os outros.

 

Vivemos em sociedades cada vez mais medicalizadas, por um lado. Vivemos em sociedades cada vez mais preocupadas com os comportamentos dos outros, por outro. Morreu uma jovem com 17 anos, com uma pneumonia, resultante do sarampo. Não foi vacinada. Os pais foram criticados. Enxovalhados. Foram culpados em praça pública. Se lhe tivessem dado a vacina, ela não teria morrido. Como podem afirmar com tanta certeza? Não podem. Um dia depois veio a saber-se que a menina tinha tomado a primeira dose da vacina e tinha feito um choque anafilático. Os pais optaram por não lhe dar a outra dose. Eu fazia o mesmo. Não sou mãe, mas quando for vou fazer de tudo para proteger os meus monstrinhos. 

atchim.jpg

Não sou a favor dos pais que optam por não dar vacinas e medicamentos aos filhos, optando por produtos naturais, ou outros que tais. Acho que se existem medicamentos e vacinas, e toda uma gama de tratamentos que possam proteger os nossos monstrinhos, devemos mover este mundo e todos os que existam para que tal seja possível. São questões de cultura, valores e ideias que as pessoas adotam. Não somos ninguém para os criticar. Nem julgar. Se ao não darem vacinas aos filhos, vão estar a pôr em perigo as outras crianças? Sim, vão. Mas as outras crianças também estão em perigo quando os pais as deixam com 5 anos ter um telemóvel. Ou terem acesso à Internet. Ou com 13 anos já fumaram. São outros perigos que ninguém critica. Perigos dos quais ninguém fala. 

 

A comunicação social tem um papel muito importante na propagação de uma determinada mensagem. E, de certo que ajuda à especulação. Mas as pessoas são más. Falam mal umas das outras sem saberem daquilo que falam. Deixem lá de criticar as vacinas que não são dadas. Deixem lá de criticar que x ou y deveria fazer isto aos filhos. Cada um dá aquilo que recebeu. Cada um faz aquilo que acha mais correto. Todos erramos. Mas nem todos aprendemos com os nossos erros. 

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagram, facebook e bloglovin'.

Podem ainda escrever-me para o email que se encontrar do lado esquerdo 

6 comentários

Comentar post

Descobre mais aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

On Instagram

On Blogging

blogging.pt

On Bloglovin

Follow

Links

  •