Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

por Mariana Sofia

08
Fev17

Tenho uma entrevista de emprego | o que vou fazer?

Mariana Sofia

Sou muito organizada. Em tudo o que faço. Gosto de organizar tudo ao pormenor, porque gosto de saber com aquilo que posso contar. Para que tudo corra dentro dos meus timings, preciso de todas as informações com antecedência. Assim, posso planear e organizar tudo, minimizando possíveis erros.

926cd2949a336f905354a48ab3199e94.jpg

Na entrevista de emprego ou estágio, as coisas não são assim tão lineares. Candidatei-me a um estágio curricular dentro de uma área de que gosto — Comunicação e Cultura. Depois de trocados alguns e-mails a marcar data, hora e local, apenas fiquei a saber isso e pouco mais. Então e que perguntas é que me vão fazer? "Quando chegares, logo vês". Logo vejo? Como assim? Tenho de saber o que me vão perguntar, para saber aquilo que vou responder. Preciso de me preparar. ERRADO.

 

Algumas perguntas são quase óbvias, 'como é que tiveste conhecimento desta entidade', 'a tua disponibilidade', 'porque é que consideras que és útil para a entidade' e pouco mais. A minha experiência neste área é muito pequena, é verdade. Mas a pesquisa foi árdua. Aquilo que vos apresento aqui são apenas alguns pontos importantes para uma entrevista. Atenção: tudo depende do emprego ao qual se candidatam. Não são regras, são ideias!

 

* A primeira impressão é tudo

É importante terem atenção à forma como vão vestidos. Calças rotas, ténis, grandes decotes, não será o mais adequado. Provavelmente, as profissões ligadas às artes não ligarão muito a isso. As restantes talvez. A maquilhagem deve ser o mais natural possível. 

 

* Pesquisa prévia

Certamente, a grande maioria das perguntas que vos vão fazer, não são esperadas. Mas, não é por isso que precisam de ir totalmente "às cegas". Deem uma vista de olhos no site; quais as grandes ações e apostas da instituição. 

 

* Naturalidade

Este é, a meu ver, o ponto chave. Não encarem uma personagem. Se o entrevistador já for experiente, vai certamente perceber que não estão a ser naturais. Além do mais, vão ficar mais nervosos do que o normal. Encarem a entrevista como uma conversa. Mas não se comportem como se estivessem a conversar com amigos. Não deixa de ser uma entrevista. 

"Faz tudo com o coração."

(mr. wonderful)

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagram, facebook e bloglovin'.

2 comentários

Comentar post

Descobre mais aqui

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

On Instagram

On Bloglovin

Follow

Bloggers Squad Portugal

Parcerias