Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Qui | 09.05.19

Il Pizzaiolo, no Porto

Antes de rumarmos até ao Porto, foi feita toda uma pesquisa {pouco ou nada} intensiva sobre o que tínhamos mesmo que visitar. O que podíamos deixar para uma próxima visita. E até mesmo algumas curiosidades interessantes. Claro está que a pesquisa também envolveu alguns dos melhores restaurantes e cafés. Não optámos pela comida típica, por ser tão pesada e servida em grandes quantidades. E, por isso mesmo, guiámos o nosso roteiro gastronómico muito à semelhança daquilo que fazemos pela capital.

 

O Il Pizzaiolo estava mesmo pertinho da casa onde ficamos alojados, na Rua Cândido dos Reis, 18, Porto. Os espaços com um ambiente “à média luz” já me conquistou. Gosto do conforto que este ambiente menos luminoso transmite. O atendimento foi impecável. Sempre atencioso. E tudo aquilo que pedimos estava perfeito. Mesmo.

IlPizzaiolo3.JPG

Um pão de alho simples, que foi talvez o melhor que comi até hoje. Cozido naquele forno a 360º, estava suave e estaladiço. Um Risotto Marinaro com lulas, gambas, mix de pimento e micro coentro, que estava suculento, de fazer “crescer água na boca”. Os ingredientes frescos conjugaram-se tão bem que permitiram um risotto delicioso. Uma Tagliatelle alla Bolognesa, que estava divinal. O tagliatelle fresco conjugado com o ragu de vitela, finalizado com molho pomodoro e raspas de parmesão permitiram um prato cheio de vida, cor e sabor.

IlPizzaiolo2.JPG

IlPizzaiolo1.JPG

Regressámos do Porto com duas certezas. A de que vamos regressar ao Il Pizzaiolo. E a de que vamos reservar mesa. Chegámos cedo e tivemos muita sorte em ter uma mesa à nossa espera.

beijinhos **

Ainda sobre o Porto, 

Porto, dia 01