Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Seg | 02.04.18

O domingo de Páscoa.

Nunca liguei muito à Páscoa. Quando era mais pequena, fazíamos troca de amêndoas ou pequenas prendas simbólicas. Uma vez recebi um pijama com elefante. Fiquei tão contente. As amêndoas e os ovos de chocolate marchavam num instante. E as dores de barriga não nos deixavam esquecer que não se pode comer tudo de uma vez. É uma época para estarmos com os nossos. As pessoas mais importantes. As nossas pessoas. E, por isso, não deixamos passar ao lado, fazendo aquilo que mais gostamos. Cozinhar coisas maravilhosas, para depois as comermos. Nós somos assim. Gordos, mas felizes.

 

Trança Doce

domingo_páscoa.JPG

domingopáscoa.JPG

Precisas de,

* 500g farinha tipo 65
* 1 + ½ c. de chá de sal
* 1 c. de chá de açúcar + 50g
* 1 ovo
* 80g de margarina
* 1 saqueta de fermento vahiné
* 230ml de leite morno
* 1 gema com um pouco de leite para pincelar

 

Na taça da batedeira, dissolve o fermento com o leite morno, o sal e a colher de chá de açúcar. Mistura bem à mão com varas de arames. Deixa fermentar 2/3 minutos. Adiciona os 50g de açúcar, a farinha peneirada, o ovo e a margarina cortada em pedaços à temperatura ambiente. Agora com a batedeira, com as varas de massa, e bate bem até ficar uma massa elástica.

 

Polvilha a bancada com farinha e trabalha a massa à mão durante mais uns minutos. Se a massa estiver a pegar muito, vai polvilhando com farinha (pouco de cada vez).


Assim que conseguires descolar a massa, coloca numa taça, cobre com um pano e deixe levedar para o dobro. Demora cerca de 3h.

 

Passado esse tempo, coloca a massa na bancada polvilhada com farinha, dá-lhe umas amassadelas e divide em dois. Faz 2 rolos com 60cm cada. Coloca uma sobre a outra, em cruz. Cruza as pontas até terminar os rolos. Pincela com a gema de ovo batida com o leite. Leva ao forno pré aquecido a 180º.

 

Pão de Ló

páscoa.jpg

páscoa2.jpg 

Precisas de,

* 8 gemas + 8 claras
* 400g de açúcar
* 200g de farinha
* 1 colher de café de fermento em pó

 

Liga o forno a 180º. Unta uma forma com margarina e polvilha-a com farinha. Bate as claras em castelo, até ficarem bem firmes, e reserve. Bate as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada, e vai adicionando a farinha com o fermento misturado, aos poucos. Quando começar a ser difícil bater a farinha com a mistura de gemas, vai juntando uma colher de claras. Quando tiveres adicionado toda a farinha, deita então o resto das claras e envolve, sem bater. Leva ao forno, cerca de 30 minutos.

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagramfacebook e bloglovin'.

8 comentários

Comentar post