Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Seg | 12.02.18

Pão com manteiga, e alecrim

Gosto muito de cozinhar. E nunca pensei escrever. As sobremesas e os pequenos petiscos e entradas são os meus favoritos. Porque demoram menos tempo. O meu temperamento não mudou e, eu continuo a detestar ter que esperar. Para além disso, se gosto de comer, gosto ainda mais de saber aquilo que estou a comer.

 

Cozinhar não se resume a misturar alimentos. É preciso ter noções básicas daquilo que se pode conjugar ou não. E é à medida que vou experimentando diferentes receitas, que vou aprendendo um bocadinho mais. Com a presença da minha mãe sempre ao meu lado, saíram do nosso forno uns belos pães de alecrim, que depois acompanhamos com manteiga de alho e alecrim. Uma ótima entrada, ou uma refeição perfeita para um domingo à noite.

alecrim1.jpg

alecrim2.jpg

alecrim3.jpg

alecrim4.jpg 

Para os pães de alecrim,

* 2 c. chá de fermento de padeiro seco

* ½ chávena de chá de água

* 3 c. sopa de açúcar

* ¾ chávena de chá de leite

* 2 ovos

* 3 c. sopa de manteiga

* alecrim q.b.

* 1 ½ c. chá de sal grosso

* 3 ½ chávena de farinha sem fermento

* azeite q.b.

* ramos de alecrim q.b.

 

Numa taça, mistura o fermento com a água morna e metade do açúcar até estar tudo dissolvido. Junta o restante açúcar, o leite morno, um ovo e a manteiga amolecida. Mistura tudo muito bem com a ajuda de uma batedeira.

 

Acrescenta o alecrim picado e o sal, e envolve de novo. Por fim, adiciona a farinha e amassa bem com as mãos, até obteres uma massa homogénea e elástica. Provavelmente, será necessário ir adicionando farinha. Transfere a massa para uma taça e tapa-a. Deixa descansar por cerca de 15 minutos.

 

Forra um tabuleiro com papel vegetal e pincela-o com azeite. Faz pequenas bolas com a massa (cerca de 12) e dispõe-nas no tabuleiro, com algum espaço entre elas. Tapa o tabuleiro com um pano e deixa levedar por cerca de 45 minutos num lugar quente.

 

Pincela os pães com o outro ovo batido e corta-os ligeiramente, no centro, de modo a acomodar os ramos de alecrim. Leva os pães ao forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 25 minutos.

 

Para a manteiga de alho e alecrim,

Deixa a manteiga (a quantidade que achares necessária) atingir a temperatura ambiente e depois mistura-a com o dente de alho picado finamente e o alecrim. Bate energicamente até estar tudo bem misturado. Se desejarem, podem levá-la ao frio, para endurecer.

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagramfacebook e bloglovin'.

6 comentários

Comentar post