Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Seg | 23.03.20

pequenos livros sobre grandes pessoas.

pequenoslivrosgrandespessoas.JPG

Gosto muito de livros infantis. Os mais bonitos são aqueles que depois de lidos nos deixam a pensar na mensagem que se pretende que as crianças interiorizem. E, na verdade, muitos deles deveriam ser lidos por qualquer adulto. Uns falam sobre a força da amizade, outros sobre o amor entre irmãos. Há aquele que nos conta a história do Trincas, o monstro que devorava livros. E também temos o Monstro das Cores que nos mostra que todas as emoções cabem numa só pessoa.

 

Facto é que, nas infinitas vezes que arrumo a zona destinada às crianças, vou sempre ao encontro de pequenos livros com grandes histórias. Se acreditasse, diria que é um qualquer chamamento divino. E, no meio dessas investidas às mesas infantis, descobri a coleção dos “pequenos livros sobre grandes pessoas”; mais não são do que pequenas biografias de pessoas que marcaram a História, adaptadas às crianças. Não resisti às capas fantásticas e às ilustrações maravilhosas. Sabia que depois de comprar o primeiro, o caminho para comprar todos não ia ter volta.

 

// Fernão de Magalhães

A primeira grande pessoa que nos é apresentada é Fernão de Magalhães, um navegador e explorador português, que ficou conhecido por ter comandado a primeira viagem de circum-navegação em torno do globo, uma das mais difíceis e audazes aventuras de que há memória.

 

// Leonardo Da Vinci

Continuamos a descobrir grandes pessoas, como Leonardo da Vinci, uma das mentes mais extraordinárias e brilhantes de sempre. Graças à sua infindável curiosidade e imaginação, desenvolveu inúmeras obras de referência como cientista, arquiteto, pintor, engenheiro, matemático e escultor. A sua obra mais conhecida é o quadro da Mona Lisa, uma obra que se tornou um ícone e uma referência.

 

// Anne Frank

Anne Frank é uma das referências mais importantes em toda a história do Holocausto. Depois de Anne ter fugido com a sua família para a Holanda, tendo em conta a perseguição feita aos judeus, viram-se obrigados a viver num anexo durante dois anos. Anne sonhava ser escritora e, foi durante este período difícil, que escreveu o seu diário, descrevendo os dias que eram vividos num anexo partilhado e contando as aventuras que eram possíveis ter, em tempos de guerra.

 

// Charles Darwin

A última grande pessoa que nos é apresentada, tornou-se um dos cientistas mais famosos e importantes da história. Charles Darwin ficou conhecido por ser curioso, observador, metódico e reflexivo. Nunca se deixou vencer pelo cansaço ou por aqueles que se opunham às suas ideias. Após décadas de trabalho intenso, Charles Darwin apresentou aquela que seria a teoria revolucionária que a ciência alguma vez tinha visto, a Teoria da Evolução por Seleção Natural.

pequenoslivros.JPG

A coleção “pequenos livros sobre grandes pessoas” ainda conta com mais dois volumes, o da Frida Kahlo e o do Nelson Mandela. Não estavam disponíveis na livraria onde trabalho. Uma pena, claro está.

beijinhos **