Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Sex | 03.07.20

Review // A Educação de Eleanor

~ com 4 ⭐︎

AEducaçãoEleanor.JPG

Sobre os romances, é todo um mundo literário por descobrir. Há aqueles que se baseiam em histórias de vida reais. Ou os “cor de rosa”, cheios de clichés e finais muito felizes. Há os romances históricos, onde a ação decorre num momento particular da História e, por isso, os pormenores da ação envolvente adquirem outro significado. Ou até os romances que se aproximam mais da vida real, que deixam de lado os clichés e que, por isso mesmo, entram na nossa rotina quotidiana, quase sem pedir licença.

 

A Educação de Eleanor, um romance indicado para aquecer a alma, que nos permite interiorizar que está tudo bem, mesmo quando não está tudo bem. Um romance que aborda a importância da rotina quotidiana e da forma como as mudanças podem provocar um pequeno caos. Um romance que retrata o sarcasmo como pilar para sobreviver à solidão, à dor da perda e ao bullying no trabalho; o local onde se espera que todos os que por lá passeiam já tenham adquirido a maturidade suficiente para saber vive em sociedade.

 

Sobre a narrativa, Eleanor Oliphant tem uma vida perfeitamente normal – ou assim faz por acreditar. É uma mulher algo extravagante e muito pouco dotada na arte da interação social. A sua rotina solitária gira à volta de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe. No entanto, vê a sua vida virada ao contrário quando conhece Raymond, um colega de trabalho e ambos ajudam Sammy, um senhor de idade que perdeu os sentidos no meio da rua. É a amizade entre os três que acaba por trazer mais pessoas à vida de Eleanor, permitindo-lhe reviver o passado e enfrentar os pesadelos que não a permitem abrir o coração.