Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Qua | 04.03.20

Uma carta para a Mariana de 10 anos.

umacarta.JPG

Para a pequena Mariana de 10 anos,

 

Continua entretida, no chão da sala, a brincar com os legos do mano, à espera que comece mais um episódio dos “morangos com açúcar”, enquanto te leio uma carta que sei que querias muito ter recebido. Acredita que eu, melhor do que ninguém, sei o quanto querias ter alguém que te orientasse para as melhores decisões e sonhos.

 

A maior herança que vais receber são os valores transmitidos pelos pais. A solidariedade. A justiça. O amor-próprio. O amor pelos outros. A edução. E o respeito. A sinceridade. A persistência. E a dedicação. Os sonhos. E a vontade de fazer aqueles de quem gostas felizes.

 

Vais levantar-te, cada vez que caíres. E sim, serás cada vez mais forte. Não acredites, se te disserem que é clichê. Porque cada vez que cederes à pressão, cada vez que não aguentares mais, vais chorar. Mas também vais perceber qual o caminho certo, e qual a decisão que terás que tomar. No fim, vais ficar com a certeza de que não falhaste, fizeste o que sentias.

 

Vais perceber que as coisas mesmo boas estão diante dos teus olhos, como que a chamar por ti. Só precisas de parar, respirar fundo e acreditar. No fim, fazes acontecer. E por isso mesmo, nunca deixes de sonhar. Mas não vais querer ser nem médica, nem pediatra, nem atriz. Ainda é segredo.

 

O amor é o sentimento mais bonito que vais encontrar. Está nos braços do pai e no colo da mãe. Está nas poucas páginas que lês, mesmo antes de adormeceres. Está no café da manhã que a tua mãe te vai continuar a preparar, todas as manhãs. Está nas sobremesas que vais aprender a preparar, que vão te fazer lamber os dedos e rapar a taça. Está nas fotografias que vais gostar tanto de tirar. Está naqueles pratos de boa comida, dos restaurantes que vais começar a visitar. Até uma lista vais fazer. E o amor também está na pessoa que se cruzar contigo, quando tu menos esperares.

 

Coisas boas do futuro e que sei que vais adorar. Os óculos vão poder ficar na mesa de cabeceira, vais descobrir todo um novo mundo com as lentes de contacto. Os livros serão um dos teus maiores vícios {apesar de serem igualmente um dos teus maiores arrombos no orçamento, todos os meses}. Ainda vais perceber que andar de restaurante em restaurante, é a desculpa perfeita para juntares as pessoas com quem gostas de estar e uma das coisas que mais gostas, comer boa comida. Um dia, por volta dos 22 anos, vais descobrires que já devias ter feito uma subscrição na netflix há mais tempo. E agora um pequeno segredo, os jogos de estratégia em que és tu quem decide as ações das personagens, vão ocupar pequenos longos minutos dos teus dias.

 

E, acima de tudo, vais fazer o que sempre fazes, aproveitar todos os dias ao máximo. E ser feliz com as coisas boas da vida.

beijinhos **

// Este desafio foi lançado pela Carolina. Não tem qualquer regra, podendo ser publicado às horas que quisermos, no dia que muito bem entendermos. Ela vai lançado vários temas, e nós só temos que refletir sobre eles. Vão lá espreitar, e se gostarem da ideia, falem com ela! //