Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

de costas pr'ó mar

Mariana Sofia

Seg | 05.03.18

Uma dúvida existencial, e o acordo ortográfico.

duvida_existencial.jpg

Eu tenho sempre alguma coisa a dizer. Porque gosto muito de opinar, seja para o bem, seja para o mal. Na verdade, todos temos opiniões. Sejam elas mais fundamentadas, ou não. E, é no meio dessas opiniões que surgem dúvidas existenciais. Dúvidas importantes que assolam a minha sanidade mental.

 

Contactei, pela primeira vez, com o novo acordo ortográfico no 10º ano. Foi um choque ao início, mas a coisa até se desenrolou relativamente bem. Confirma-se: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Por isso, desde logo, comecei a adotar o novo acordo ortográfico, deixando cair as letras que não eram ditas, e outras coisas mais complexas. No entanto, algumas alterações não foram aceites de imediato, e hoje só as utilizo por força das burocracias. Porque se faz um certo sentido eu deixar cair o ‘c’ quando este não é proferido, não faz qualquer sentido retirarem acentos às palavras. Acentos importantes, que lhe dão a entoação necessária. Ou retirarem o hífen. Desculpem, mas não faz sentido.

 

Além disso, a minha versão do Word deixa-me confusa. Porque eu escrevo “perceção” que é automaticamente corrigida para “percepção”. Mas quando escrevo “atividade” ou “objetivo” nada de anormal de verifica. Então em que é que ficamos? As letras mudas caíram ou não? Vejo-me muitas vezes a recorrer ao Priberam, para verificar como se escrevem palavras tão simples quanto esta. Provavelmente tenho uma versão desatualizada, que ainda mistura o novo com o velho. E isso cansa-me.

 

O pior mesmo é o 'para', uma ação necessária, mas que perdeu a sua força, quando lhe retiraram o acento. E o 'pelo' que agora é "pau para toda a obra". É o caminho feito pelo passeio. É o pelo no meio do nariz que apareceu, sem qualquer aviso prévio. Não faz sentido, fim.

 

E vocês? Como lidam com o novo acordo ortográfico?

beijinhos **

Não se esqueçam que estamos no instagramfacebook e bloglovin'.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mariana Sofia

    07.03.18

    Já me habituei a ele, e ainda bem porque já me foi imposto…
    beijinhos **
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.